quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Origem do Natal



No último mês do ano resolvi escrever um artigo mais leve, nada de guerras e disputas sociais. Quero falar um pouco da mais tradicional festa religiosa do mundo ocidental. O Natal.

As origens das comemorações natalinas datam da antiguidade em mais ou menos 2.000 anos, na Mesopotâmia (hoje região conhecida como Oriente Médio que abrange os países como Irã, Iraque,Kwuit, Arábia Saudita). Nesta época acreditava-se que com a chegada do inverno (Zagmuk), o deus Marduk enfrentariam monstros e para derrotá-los o rei deveria morrer para, junto à Marduk lutaria contra esses tais monstros.

Para poupar a vida do rei, um criminoso comum era vestido como rei e passava um período de festividades, até que seria morto e levaria os pecados do povo com ele para a grande batalha ao lado do grande Marduk. Esse ritual durava 12 dias, e era conhecido como Festival de Ano Novo.

Da região da Mesopotâmia nasceram outras culturas que nela se inspiraram como os gregos e romanos. Para os gregos o festival celebrava a luta de Zeus conta o Titã, e para os romanos o festival homenageava o deus Saturno. A festa iniciava-se em 17 de dezembro estendendo-se até 1° de janeiro. Essa época do ano, na Europa e Ásia é conhecida como solstício (período em que o sol está mais fraco, e segundo os cálculos dos romanos o dia 25 era o dia mais curto do ano, porém a partir daí o sol estaria pronto para recomeçar a crescer e trazer novamente vida à Terra.

Após a cristianização do Império Romano, o Natal passou a ser comemorado em 25 de dezembro. Essa Celebração foi criada pelo Papa Libério, no ano de 345 d.C. , porém sabemos que essa data não é real,na verdade ninguém sabe quando Jesus nasceu, deduz-se que Jesus tenha nascido antes da chegada do inverno, já que na Judéia costumava nevar e chover no período do inverno, e Jesus não nasceu numa noite chuvosa e muito menos com nevasca, já que Maria não conseguiria tê-lo numa simples manjedoura se o clima fosse esse. Morreriam mãe e filho de frio. A Igreja utilizou as festividades pagãs já existentes, para aí sim, introduzir o cristianismo na cultura desses povos.

Nas festividades romanas era comum a troca de presentes, o que a Igreja incorporou nas festividades natalina, Além de não entrar em rota de colisão com os povos pagãos, a Igreja, conseguiu ao longo do tempo sufocar as festas e a religiosidade desses povos e fazer com que o Natal se tornasse a maior festa religiosa do mundo.

Fonte de pesquisa:
http://www.netsaber.com.br/
Por Denise Oliveira, dezembro de 2010






.


.









Nenhum comentário:

Postar um comentário