sexta-feira, 3 de agosto de 2012

AS FESTAS COLONIAIS DO PERÍODO COLONIAL



Festa do Divinonasceu em Portugal no século XIV,quando da inauguração da Igreja do Espírito Santo,em Alenquer. Foi trazida para o Brasil no século XVI. Sobrevive ainda hoje  notadamente na cidade de Paraty/RJ.


Festa do Divino











Bandeira do Divino
São João(ou Festas Juninas)festa popular para celebrar o nascimento do primo de Jesus, João Batista, em 24 de junho. Comemorada, desde o período colonial, encampou mais três santos: Santo Antonio de Pádua 13 de junho , São Pedro e São Paulo,29 de junho (apóstolos de Jesus:Pedro Primeiro Papa do Cristianismo e Paulo:soldado romano que perseguia cristãos até ser convertido pelos seus perseguidos) com fogos, fogueira e farta alimentação, a principio comidas portuguesas e com o tempo introduzido alimentação indígena e africana, danças e bebidas típicas do inverno no  Hemisfério Sul.
Folias de Reis→já presente em Portugal e registradas nas poesias de Gil Vicente,ela se fazia,ao som de violões,cavaquinhos e pandeiros entre os dias 6 de janeiro (Dia dos Reis Magos) a 2 de fevereiro(Dia de N.S. dos Navegantes/Iemanjá no sincretismo religioso). O grupo de foliões e músicos era dado dinheiro e doces. A festa segue ativa no Nordeste de forma muito semelhante a original.


Entrudo→ antigo nome dado ao Carnaval.É o tempo de divertimento por três dias, que precede a Quarta Feira de Cinzas, início da Quaresma.




Entrudo, Carnaval antigo

Festa do Rei do Congo(Congada)→ festa tem procissão, dança das taieras, mulatas faceiras vestidas de branco. A dança veio de Moçambique, e encontrou terra fértil  no Nordeste brasileiro.
Pão de Deus→consistia em enviar mensagens feitas em corações de papel colorido, com duas quadrinhas, o remetente solicitava uma dádiva qualquer, “o pão de Deus”. Era enviado entre outubro e novembro, e o destinatário deveria cumprir o pedido até o Natal.


Pão de Deus



Fonte: Revista: BR HISTÓRIA, março/2008
Por: Denise Oliveira, agosto,2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário