sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fotos do Rio Antigo


Fotos captadas pelo História documentos do Facebook, tenho muitas outras, outro dia posto mais, adoro fotos antigas, quem tiver a mesma paixão e quiser dividir comigo, estou aberta trocar fotos.




Nova Friburgo, anos 40
Estrada Velha,Alto da Boa Vista, 1918
Mirante da Boa Viagem, Niterói, 1906
Barra da Tijuca, anos 70
Alto da Boa Vista, Austo Malta, anos 40


Novos Baianos,Lapa,1970
Palafitas da Maré 1971

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

AS FESTAS COLONIAIS DO PERÍODO COLONIAL



Festa do Divinonasceu em Portugal no século XIV,quando da inauguração da Igreja do Espírito Santo,em Alenquer. Foi trazida para o Brasil no século XVI. Sobrevive ainda hoje  notadamente na cidade de Paraty/RJ.


Festa do Divino











Bandeira do Divino
São João(ou Festas Juninas)festa popular para celebrar o nascimento do primo de Jesus, João Batista, em 24 de junho. Comemorada, desde o período colonial, encampou mais três santos: Santo Antonio de Pádua 13 de junho , São Pedro e São Paulo,29 de junho (apóstolos de Jesus:Pedro Primeiro Papa do Cristianismo e Paulo:soldado romano que perseguia cristãos até ser convertido pelos seus perseguidos) com fogos, fogueira e farta alimentação, a principio comidas portuguesas e com o tempo introduzido alimentação indígena e africana, danças e bebidas típicas do inverno no  Hemisfério Sul.
Folias de Reis→já presente em Portugal e registradas nas poesias de Gil Vicente,ela se fazia,ao som de violões,cavaquinhos e pandeiros entre os dias 6 de janeiro (Dia dos Reis Magos) a 2 de fevereiro(Dia de N.S. dos Navegantes/Iemanjá no sincretismo religioso). O grupo de foliões e músicos era dado dinheiro e doces. A festa segue ativa no Nordeste de forma muito semelhante a original.


Entrudo→ antigo nome dado ao Carnaval.É o tempo de divertimento por três dias, que precede a Quarta Feira de Cinzas, início da Quaresma.




Entrudo, Carnaval antigo

Festa do Rei do Congo(Congada)→ festa tem procissão, dança das taieras, mulatas faceiras vestidas de branco. A dança veio de Moçambique, e encontrou terra fértil  no Nordeste brasileiro.
Pão de Deus→consistia em enviar mensagens feitas em corações de papel colorido, com duas quadrinhas, o remetente solicitava uma dádiva qualquer, “o pão de Deus”. Era enviado entre outubro e novembro, e o destinatário deveria cumprir o pedido até o Natal.


Pão de Deus



Fonte: Revista: BR HISTÓRIA, março/2008
Por: Denise Oliveira, agosto,2012