terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ADEUS 2013? 2013, ADEUS, JAMAIS!






O ano de 2013 começou em 20 de abril de 2012, numa passeata com menos de 50 pessoas, no dia 21, sábado, feriado, chamada pelo Anonymus Rio. Ninguém foi, mas eu estava lá. Fomos do Posto 4 ao Posto 6, nem polícia tinha, os transeuntes olhavam com cara de: idiotas, pensam que vão mudar alguma coisa. A do dia 07 de setembro do mesmo ano, menor ainda. Eu estava lá, foi depois do Grito dos Excluídos, quem nem 200 pessoas conseguiu agrupar.
Bem, 2013, de fato começou no calendário. Nada de nada versus nada. Mais uma passeata super micha em 21.04.2013. Mas antes disso, em fevereiro, antes do carnaval, a Aldeia Maracanã, mostrava sua força de resistir, no Mato Grosso, os Guarany Kayovás mostravam sua determinação de morre, mas nunca deixar de ser um povo.
O Facebook dos que pensam entrou em ação. Nunca se postou tanto, nunca se pressionou tanto. Código Florestal, Guaranys Kayovás e Aldeia Maracanã.
Eis que o governo,desgovernado do Sergio Cabral/Eduardo Paes/Haddad/Alkimim e outros resolveram aumentar as passagens dos transportes públicos em junho, depois de atenderem a uma solicitação da desgovernada-mor, Dilma Rousseff para que o aumento fosse suspenso no início do ano, por conta da inflação já meio fora do controle.
Os desgovernados e os empresários, já tinham aprontado tantas, foi festinha em Paris com o nosso dinheiro, jatinho da FAB para casamentos, helicóptero para transportar cachorrinho, que mais uma, menos uma ninguém ia dar por conta. Erraram, e feio!
Junho começa com a notícia dos aumentos de passagens dos ônibus em várias capitais, o facebook fez sua parte, espalhando rapidamente os locais e horário das manifestações, os desgovernados achando que era só mandar unas bombinhas de lacrimogêneo e tudo ficaria bem. Erraram feio de novo! Junho foi o mês das maiores manifestações já vista no Brasil no início do século XXI. A Era Lula/PT tinha acalmado o facho da população, afinal o cara estava tirando dos ricos e dividindo com os pobres(será????), ambulâncias antes, mensalão depois e o dinheiro público no meio. Falta dignidade na saúde, falta respeito na educação, falta chão nas estradas, falta pão na mesa. E a coisa ficou esquisita para o grande Partido dos Trabalhadores.
Sem muito o que fazer já que as manifestações cresceram até mais do que nós do movimento esperávamos. A dona Mídia comprada de sempre, tratou logo de se fingir ao lado do povo, e iniciou a campanha do Gigante Acordou, mas é sem partido, porrada em quem tem partido, os mascarados são vândalos, bandidos perigosos, fiquem longe deles. As passagens voltaram ao preço anterior, a Aldeia Maracanã, alvo de disputa entre os empresários-governos e indígenas, também, aparentemente tinha voltado para seus legítimos donos.
O Papa chegou em julho, e só de sacanagem, o tal do primeiro Papa, um cara chamado Pedro, que dizem que é o dono da chuva, avacalhou o coreto , choveu as pencas e o local sagrado na JMC ficou alagado. Os pequenos empresários de ocasião, que pensavam ganhar um trocado as custas do Papa, ficaram no prejuízo. A Papalhaçada foi parar em Copacabana, junto com a Marcha das Vadias, e muita pressão da esquerda organizada. Julho Tb foi de muito protesto.
Agosto, se inicia ainda no caldo de junho/julho: o inverno mais quente da última temporada. E logo na primeira semana, os professores da rede estadual,municipal e Faetc resolveram cruzar os braços contra o desmonte na educação básica, dirigida aos pobres, reféns dos projetos assistencialistas de um governo fascista. O RJ parou pra ver a educação na rua. Mas não foi só o RJ que parou não, Goiás e Ceará (  Universidade Estadual do Ceará) também tem paralisação na educação.
A greve foi histórica, há duas décadas a rede Municipal do Rio de Janeiro, com mais de 30 mil profissionais não parava, parou e parou bonito, com professores, merendeiras, auxiliares administrativos, enfim todos os profissionais ligados á educação estavam nas ruas. O prefeito encolhido embaixo da mesa, o governador arrogante como nunca, e a  matilha armada e sob ordens de um adestrador insano, mandando bomba. A greve é vendida pela diretoria do sindicato, que pensa muito mais nos seus cargos e pretensões políticas do que na luta por uma educação de qualidade, que tiraria os reféns de governos marginais do seu julgo. A greve terminou, mas o RJ não sossegou.
Novembro e Dezembro ainda tivemos enfrentamentos com as forças governistas. Aldeia Maracanã, a prisão dos líderes do Ocupa Câmara, desmontado arbitrariamente no dia 15/10 após a maior passeata já vista neste ano no RJ dos profissionais da educação. O Baiano, a Sininho, o Wallace e tantos outros já foram soltos, mas ainda falta um. O Rafael, que não ficou pra trás de jeito nenhum.
Aldeia Maracanã Resite, e nós resistiremos aos desmandos de um governo insano. Não haverá aumento nas passagens de ônibus, assim como não haverá uma Copa do Mundo, muito linda muito leve.
Estaremos de novo e de novo e sempre nas ruas!
PODER/PODER!
Poder para o Povo
Faz nascer um Mundo Novo!


Por: Denise Oliveira/31.12.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário