quarta-feira, 17 de março de 2010

Os Royalties do Petróleo e a População Carioca

Mais uma vez vou usar o espaço do blog para me manifestar.
Penso que seria lindo se os R$ 7 bilhões, que descobrimos agora, que o estado do Rio de Janeiro arrecada fossem realmente utilizado para o bem estar do carioca, talvez assim eu tivesse tido coragem para ir a minha primeira passeata pró governo. Desde os meus 14 anos(1979) vou a passeatas, mas sempre para protestar contra algo que o governo quer nos enfiar garganta abaixo, nunca ao lado do governo. Infelizmente não consegui me aliar ao governo, nem mesmo desta vez. Por quê?

Aonde foram parar esses ditos R$ 7 bilhões?

1°: Na Educação? Sou professora da rede estadual de educação e posso afirmar categoricamente. Não foi no nosso parco salário, nem tão pouco na incorporação do abono Nova Escola. Esse ficou parcelado, tipo Casas Bahia, por 5 anos. No salário muito menos, já que reajuste real não tem desde 1997, portanto 13 anos no mesmo misere de sempre.
A escola que trabalho, problemas são vários: rede elétrica podre a ponto de pegar fogo, hidráulica entupida, vazamentos por toda parte, e um muquifo, que carinhosamente chamamos de sala dos professores, quase desabando na nossa cabeça. O governo sabe, pois a diretora está a 8 anos pedindo obras emergenciais para o prédio, e nunca recebe resposta.
Acho que o governo está esperando cair para construir outra.

2°: Na Saúde? Também não foi. Nos hospitais públicos tanto da rede estadual como municipal faltam: raios-X, leitos, UTI, ambulâncias, médicos, enfermeiros e funcionários. Sobram doentes, ou melhor, morrem os doentes. Sem contar as UPAs, 24 de espera na fila. Nada disso é novidade para ninguém, a imprensa toda hora mostra no horário nobre.

3°: Na Segurança Pública? Ih, tá frio! Nunca se viu tanto bonde de traficantes, assaltos, tiros pra todo lado, e até um helicóptero da Polícia posto abaixo pelos “meninos”. Mas também o que esperar de uma cidade, de um país que não quer crescer pela educação, só pela corrupção?

4°: Nos transportes? Será? Metro superlotado, ainda mais depois de mudarem a transferência de linha, nossa piorou sensivelmente. Nos ônibus? Tarifas abusivas e número de carros insuficientes para o número de passageiros. Ah, nos trens? É, tem até trem andando sozinho pelos trilhos, cheio de passageiros dentro.
5°: Nas auto-estradas, pontes, passarelas? Como assim? Av. Brasil toda esburacada, aliás, só a Brasil não, qualquer via pública com muito ou pouco trânsito, os buracos estão lá.. bonitos!!! Pontes, só a Rio - Niterói, pois já foi privatizada há muito tempo. Passarelas??? O que é isso??? Na Brasil todas esburacadas, na Rod. Amaral Peixoto, altura de São Gonçalo, já vi protesto para se construir uma, a passarela de pedestres, ainda não vi nenhuma em construção ou já inaugurada.
Pois é caros amigos, não consegui encontrar nenhuma razão para estar hoje 17.03.2010, na Av. Rio Branco, para defender os royalties milionários que o Rio de Janeiro, quem sabe perderá. Talvez nem perca, ano de eleição, acho que o nosso presidente não sancionaria algo tão impopular..sei lá né? Tudo pode acontecer neste país de faz de contas.
Mais passados os protestos, se esse dinheiro ficar por aqui, deveremos cobrar,afinal sete bilhões é muito dinheiro para não ser aplicado em nada de substancioso para a população carioca.
Por Denise Oliveira/março de 2010

2 comentários:

  1. Eu não fui, Denise, Nem iria se morasse ao lado do evento.
    Contudo, admitamos, em nenhuma fase ou ciclo econômico brasileiro, os centros produtors dividiram com os outros estados ou províncias os frutos da riqueza. Tentaram escorchar os sulistas e a caudilhada dos pampas farrapeou. A riqueza do café patrocinou o desenvolvimento do centro-sul. Os minérios da serra do Navio ou de Carajás não foram investidos diretamente aqui. Sabe deus pra onde irá essa grana (ou sabemos nós)!

    ResponderExcluir
  2. Passando por aqui, de novo, nada vi. Que pena...

    ResponderExcluir