quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Impasse




Bem longe daqui, lá perto dos cafundós do mundo, depois do lugar em que o diabo perdeu asbotas, um escorpião muito esperto e acostumado com as maldades da floresta, viu que do outrolado do rio havia mais comida do que na margem que ele se encontrava. Como os escorpiões nãosabem nadar, ele resolveu pedir ajuda a um sapo novinho e meio bobalhã que não parava de pular na água.
Depois de uma longa conversa, na qual não faltaram promessas e juras, o sapo topou a parada e deixou o escorpião subir nas suas costas para leva-lo à outra margem. Quando os dois estavam quase chegando, o escorpião não conversou e deu um ferroada no sapo. Indignado e muito surpreso o batráquio gritou com o seu "parceiro", dizendo que ele não cumpriu o acordo que haviam feito. O escorpião, cheio de cinismo, respondeu então p que ele sabia disso, mas que não podia fazer nada por que a traição era coisa própria da sua natureza.
Nessa hora, para surpresa do escorpião, o sapo bastante tonto deu meia volta e retornou rapidamente para o meio do rio. Dessa vez foi o escorpião que gritou com o sapo, falando que assim os dois iriam morrer e que se ele não voltasse para margem, lhe daria outra picada. O sapo disse para seu "camarada" que se ele fizesse isso, aí é que os dois iriam morrer mesmo. O escorpião entendeu e apesar de ficar com o bote armado, passou a torcer para que o sapo aguentasse o seu veneno e continuasse nadando. 
E essa situação ainda não teve fim. Já se passaram vários anos e o sapo com aquele escorpião nas costas continua nadando para lá e para cá no meio do rio. Um não pode chegar a outra margem por que vai levar uma nova ferroada e outro não pode acabar de vez com o seu "amigo" por que se afoga logo em seguida.
Se alguém chegar no tal rio, que se chama "Chipió", e olhar a cena, de longe terá uma surpresa e de perto tomará um susto... Passados muitos anos, ficou difícil saber quem é o sapo e quem é o escorpião. O primeiro ficou com a pele toda gretada e escura, sendo que encontra-se viciado no veneno do escorpião. E este último, cobriu-se de musgo, ficando bastante esverdeado e se acostumou completamente a uma dieta de moscas e mosquitos, que são as únicas coisas que consegue pegar no meio do rio. 
E é assim que as coisas às vezes acontecem, pois em política "a distância mais curta entre dois pontos é uma espiral"...

Por: Carlos Dittz
Outubro, 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário