quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Urubu Andarilho...(homenagem a um grande amigo...)




Aconteceu num lugar ermo bem distante daqui e num tempo em que o que era longe ficam tão distante que parecia ser noutro mundo. Tratava-se de um urubu que nunca voava, fosse pelo que fosse, demorasse o que demorasse, ele sempre ia andando. 
A esquisitice, porém, não terminava aí, o coitado do pássaro submetia-se a uma dieta asquerosa para todos os da sua especie: só comia frutas frescas, cocos que haviam caído há pouco tempo do pé e se afastava irritado de tudo que fosse lixo ou cheirasse a podridão.
A pobre ave, que todos na floresta, ou melhor no sertão, já consideram fora de si, também não gostava de ficar junto aos seus. Ele aceitava na boa empoleirar-se com os papagaios e até correr com as emas, o que lhe dava muito cansaço. Contudo, se outro urubu se aproximava dele, o bicho virava uma fera, xingava todo mundo e saia do lugar as carreiras.
Um dia , quando ele estava sozinho na campina, muito aborrecido com o fedor que vinha da carcaça de um veado morto por uma onça e que se transformara num lauto banquete para os seus irmãos, ele ouviu uma voz misteriosa, que parecia que vinha do céu.
- "Urubu, urubu, sou eu , Deus, quero falar um pouco com você."
- " Falar comigo por quê?! Você decidiu que bichos não têm alma, não têm inteligência e, portanto, não podem ter fé e religião."
- "Eu sei urubu, mas tenho visto você de muito estranho e sei que o seu coração anda muito amargurado. Eu posso ajuda-lo e fazer com que a vida se torne mais agradável."
Ao ouvir essa palavras, o urubu perdeu a cabeça e começou a esbravejar: - "Chem chem chem?!! Chem, chem,chem chem.... Chem chem. Chem chem?!" Chem chem.(opa! desculpem, esqueci de traduzir... : -"Tá pensando o quê?! Eu não sou palhaço... Me respeite. Tá me ouvindo?! Me respeite....).
Deus, então, ficou bastante sem graça... E pensou: aquela criatura estava revoltada, cheia de ódio contra ele e por que razão?! Ainda bem, pensou, que os pássaros não vão para o inferno! O diabo iria pintar os canecos com esse ai...
Deus, que sempre perdoa as mais vis do universo, o homem e os políticos, resolveu dar uma injeção de ânimo no urubu e lhe disse:
- "Puxa , meu amigo, eu lhe fiz o rei dos céus, o pássaro que voa mais alto que já existiu, o tornei forte e capaz de resistir a doenças que a maior parte dos outros animais não suportariam e até fiz aquele monstro, o homem, considera-lo útil e não perturba-lo. Ah, você não tem do que reclamar, os pardais, que são tão bonitos estão em extinção, as águias e os falcões enfrentam o mesmo destino e como é triste a história dos dodos ... E você não vai passar por nada disso."
Enquanto Deus falava, o urubu não sossegava. Se remexia o tempo todo, olhava para Deus com caras de ironia e raiva e só não falava junto, poque Deus falava com tamanha bondade e carinho, que mesmo ele ficou calado. Contudo, assim que o criador terminou, o urubu disparou furioso:
- "Reis dos céus, rei dos céus, hum.... Você me fez muito do feio, todo mundo me acha horroroso. Eu só como coisa podre e fedorenta, que ninguém mais quer . Meu canto é horrível e é um aviso ruim para os humanos. Ninguém me quer como "bicho de estimação" e todos me acham tão nojento, que nem me caçam para comer. Você fez papagaios tão lindos e espertos, araras lindíssimas, a ave do paraíso e o uirapuru com seu canto deslumbrante... E ainda por cima todos me chamam por esse nome danado de feio:"urubu"... Por que logo eu fui tratado assim, desse modo tão injusto?! Você tem dois pesos e duas medidas. Mas agora não voo mais, não como mais carniça e não vivo mais entre os meus irmãos. E mais, eu quero que você vá catar coquinho no rio Chipió, que fica bem perto daqui."
Ao ouvir essas palavras, Deus, teve pena (...de uma ave?!) do urubu, o abençoou e deixou a coisa como estava, pois se o coitado do pássaro compreendesse ou se sensibilizasse com a beleza que ele podia ver lá do alto, talvez não se importasse com outros problemas, nem poria a culpa em Deus, ou no destino, por ser o rei dos céus....

Por: Carlos Dittz
Outubro,2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário